Carregando...
Agendamento: +55 (51) 4063.8333, +55 (21) 4063.8333, +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Dermatologia e Nutrologia Nutrologia Aparelhos

Exame de Bioimpedância

O exame de bioimpedância realiza uma avaliação da composição corporal com a ajuda de uma balança especial. Sua principal função é ajudar a criar estratégias para alcançar o equilíbrio corporal, emagrecer ou ganhar massa muscular. Além de medir a gordura corporal, o exame de bioimpedância traz uma série de outras informações como a quantidade de nutrientes como proteínas e minerais, a real porcentagem de massa gorda, massa magra, o peso total, a porcentagem de água no organismo, a taxa metabólica basal (necessidade mínima diária de calorias), o índice de massa corporal (peso x altura) e a relação entre cintura e quadril, que determina a chance de doenças cardiovasculares.

Avaliação corporal

O método mais popular de avaliação corporal é o índice de massa corporal ou IMC, que pode ser medido facilmente dividindo o peso pelo dobro da altura em centímetros. Contudo, o cálculo leva em consideração apenas o peso total, sem diferenciar massa magra de massa gorda, por exemplo. Isso significa que uma pessoa com sobrepeso ou obesa pode ter o mesmo IMC de alguém com músculos bem desenvolvidos. Uma avaliação mais minuciosa pode ser feita no exame antropométrico que inclui as medidas circunferenciais e das dobras cutâneas. Com os valores em mãos o profissional destinará algum tempo para calcular a porcentagem de massa gorda e massa magra manualmente.

Como medir a gordura corporal de forma rápida e eficaz?

Para medir o percentual de gordura a balança de bioimpedância tende a ser um recurso apropriado, pois permite diferenciar massa gorda de massa magra através de um exame simples e automático. O procedimento para exame de bioimpedância se baseia na passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência que circula pelo corpo enquanto o paciente segura duas alças presas à base por um fio. O corpo humano possui resistência natural à passagem de corrente elétrica pelos tecidos que é chamada de bioimpedância ou bioresistência. Enquanto os músculos e a água praticamente não oferecem barreiras à passagem da corrente, a massa gorda possui alta resistência. Ao identificar os volumes de massa magra e líquidos é possível medir a gordura corporal real do paciente.

O que é bioimpedância?

Bioimpedância é a resistência que a corrente elétrica encontra ao percorrer tecidos vivos. O exame de bioimpedância é realizada com uma balança que mede gordura e uma série de outros fatores pertinentes para avaliação corporal. O exame não é invasivo, tem curta duração e não provoca dores. A partir desse exame é possível combater o que está em excesso, atuando pontualmente onde for necessário na busca pelo equilíbrio corporal.

Balança de bioimpedância é confiável?

A balança de bioimpedância realiza um exame corporal minucioso sendo uma ferramenta bastante indicada para avaliação corporal. O exame de bioimpedância é considerado pelo Consenso Latino Americano de Obesidade, um método capaz de realizar a avaliação da composição corporal, diagnosticando a quantidade de água, músculo ou gordura no corpo. A partir desse exame é possível combater o que está em excesso, atuando pontualmente onde for necessário na busca pelo equilíbrio corporal.