Carregando...
Agendamento: +55 (51) 4063.8333, +55 (21) 4063.8333, +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Dermatologia e Nutrologia Dermatologia

Tratamento de Rugas

Tratamento para rugas pode incluir ultrassom microfocado, toxina botulínica, preenchimento e laser CO2. A definição do tratamento ideal depende da avaliação feita na consulta presencial com o médico. Contudo, o mais importante é a prevenção, qualquer tratamento adotado será prejudicado se não houver a adoção de hábitos saudáveis como fazer exercícios, não fumar, usar protetor solar e comer bem de forma geral, mas principalmente, reduzir o açúcar.

As rugas se formam a partir dos 30 anos devido à perda natural de colágeno. Essa proteína de sustentação permite que a pele retorne ao seu estado natural após a contração e relaxamento. Com a redução dos níveis de colágeno, vamos aos poucos perdendo essa capacidade e então surgem as chamadas rugas dinâmicas, marcas de expressão que permanecem por um breve período após o relaxamento. Este é o momento ideal para iniciar os cuidados de prevenção, intensificando a proteção solar, mantendo a pele sempre hidrata e adotando algum creme antirrugas e/ou antioxidante, um dermatologista pode auxiliar na escolha do melhor produto. Nessa fase, uma opção entre os tratamentos estéticos costuma ser a radiofrequência.

Se não houver nenhum tratamento preventivo, a continua repetição dos movimentos faciais favorece a instalação das finas linhas de expressão. Nessa etapa podem ser necessárias a realização de tratamentos mais profundos como ultrassom microfocado ou toxina botulínica, que ajuda a relaxar os músculos enquanto o ultrassom cria uma “poupança de colágeno”. Preenchimento de rugas também pode ser associado ainda como forma de prevenção para fortalecer estruturas internamente, como as maçãs do rosto, evitando a flacidez e a formação do bigode chinês.

A perda de colágeno e o surgimento das rugas e de outros sinais da idade como manchas na pele é um processo inevitável, mas que pode ser retardado. Os tratamentos preventivos aliados à hábitos saudáveis reduzem consideravelmente o desgaste dos tecidos. Contudo, algumas linhas de expressão poderão evoluir para rugas estáticas, de aparência mais marcada. Quando isso acontece geralmente existem outros sintomas do envelhecimento como perda de maciez, brilho e sustentação da pele, além das manchas marrom, também chamadas hepáticas. Nesses casos pode ser interessante uma estimulação integral da face com laser CO2 fracionado. Conheça cada um dos tratamentos para rugas:

A tecnologia de radiofrequência trabalha no nível da pele para ativação dos fibroblastos e estímulo da produção de colágeno. O tratamento é indicado na etapa de prevenção retardando a perda da proteína de sustentação da pele. Costuma produzir uma resposta mais adequada quando utilizado em conjunto com cremes antirrugas e antioxidantes ou como tratamento complementar. Indicado para tratamento pan facial, em todo o rosto.

Toxina botulínica é um recurso que pode ser empregado tanto para prevenção como para tratamento, ajudando a relaxar os músculos e controlando o processo de hipertrofia que forma as rugas. As técnicas atuais de aplicação da toxina botulínica reduziram consideravelmente o efeito de aparência congelada, muito comum no final dos anos 90 e início dos 2000, quando o método ganhou popularidade. Os principais pontos de aplicação da toxina botulínica são as rugas na testa, pés de galinha e rugas glabelares entre as sobrancelhas.

Ultrassom microfocado é uma tecnologia que produz micropontos de coagulação desde o músculo até a camada mais superficial da pele promovendo um amplo estímulo de colágeno. O equipamento é liberado pela Anvisa e também é indicado para prevenção e tratamento. Seu funcionamento é voltado a criar uma poupança de colágeno que protege da flacidez e da formação de rugas. O tratamento pode ser realizado nas mesmas áreas de aplicação da toxina e abranger ainda rugas embaixo dos olhos e ao redor da boca.

Preenchimento pode ser aplicado para prevenção de rugas e flacidez em pontos estratégicos como as maçãs do rosto e a linha da mandíbula, evitando o “derretimento facial”. Os preenchedores ajudam a estabelecer uma fundação mais rígida das estruturas internas, através da bioestimulação de colágeno. A presença de substâncias particuladas estimula o organismo a retomar a produção biológica da proteína de sustentação, controlando a flacidez e prevenindo a formação de marcas mais profundas como o bigode chinês. Substâncias absorvíveis ou permanentes podem ser utilizadas também para preencher os sulcos faciais, repondo volume e contribuindo para restauração da uniformidade da pele.

A tecnologia de laser CO2 fracionado é indicada para uma reestruturação ampla da face, quando as rugas estáticas aparecem acompanhadas de manchas em uma pele frágil, sem brilho ou hidratação. O laser CO2 fracionado ajuda a recuperar a vitalidade do tecido, promovendo a regeneração celular com o ajuda do sistema de radiofrequência acoplado ao equipamento para uma estimulação mais profunda de colágeno.

A escolha do tratamento ideal será realizada pelo médico em consulta presencial conforme as condições físicas e histórico clínico do paciente. Dependendo do objetivo do tratamento é possível obter uma resposta visível em um curto período, podendo serem realizadas novas aplicações para efeitos satisfatórios, conforme o desejo do paciente e recomendação médica.