Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Dermatologia e Nutrologia Dermatologia

Tricologia

Tricologia é a área da dermatologia destinada à prevenção e tratamento incluindo a estrutura e o aspecto dos fios e do couro cabeludo. O médico tricologista busca solucionar os problemas capilares como queda de cabelo, dermatite, psoríase, cabelo oleoso e ressecado. As terapias capilares podem envolver desde tratamento tópico com minoxidil, medicamentoso com finasterida ou tratamentos dermatológicos como intradermoterapia, microinfusão de medicamentos na pele (MMP) ou microagulhamento capilar, que geralmente incluem aplicação de LED antes da sessão.

O tratamento é indicado pelo tricologista após uma avaliação presencial, que considera hábitos do dia a dia e particularidades que podem envolver a genética e o histórico clínico do paciente. A saúde capilar depende de questões básicas de uma rotina saudável, como evitar o estresse, manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. Se você nota queda excessiva, enfraquecimento, perda de brilho, entre outros, é indicado suspender preventivamente o uso de tinturas e chapinha que alteram a estrutura dos fios e prejudicam sua vitalidade. O dermatologista capilar pode solicitar ainda exames específicos de sangue, imagem, biorressonância, tricoscopia, mineralograma, entre outros, para complementar o diagnóstico e encontrar soluções.

Como funciona o tratamento com tricologia

O tratamento com tricologia funciona para controle da queda de cabelo, dermatite, psoríase, cabelo oleoso e ressecado. As medidas podem envolver desde tratamento tópico com minoxidil, medicamentoso com finasterida ou tratamentos dermatológicos, que geralmente incluem aplicação de LED antes da sessão, como intradermoterapia, microinfusão de medicamentos na pele (MMP) ou microagulhamento.

A luz de led é utilizada para estimular o metabolismo local, aumentando as respostas de natureza analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante. O LED é uma fonte de luz de baixa frequência aplicada para promover a bioestimulação, ou seja, ativar as funções químicas, físicas e biológicas, preparando o organismo para receber o tratamento e colaborando assim para uma melhor resposta do corpo ao tratamento.

Os principais tratamentos realizados na Clínica Leger são a intradermoterapia e a MMP, ambos procedimentos médicos minimamente invasivos que aplicam medicamentos para repilação, que irão estimular o crescimento dos fios. Antes da sessão um capacete é posicionado sobre o couro cabeludo do paciente, expondo-o à luz de led por 20 minutos, o que irá promover a bioestimulação local, colaborando para um melhor aproveitamento dos medicamentos que serão injetados em seguida; controlando a inflamação, que é uma resposta natural do organismo ao procedimento e acelerando a divisão celular e o crescimento epitelial, o que facilita a cicatrização.

Intradermoterapia capilar

Intradermoterapia capilar incentiva a repilação através da injeção de substâncias embaixo da pele que irão estimular os folículos a produzirem novos fios de cabelo. Os medicamentos utilizados em cada tratamento irão depender da necessidade de cada paciente e podem incluir Pantenol, Finasterida, aminoácidos, vitaminas, entre outros.

MMP capilar

Microinfusão de medicamentos na pele pode ser indicada no tratamento de diversas alterações capilares, incluindo a calvície. A técnica realiza uma micro-infusão de medicamentos para ajudar na reparação do cabelo e do couro cabeludo, que variam conforme o que é necessário para cada paciente e o objetivo do tratamento, podendo incluir fatores de crescimento, que contribuem para proliferação celular através da mitose; finasterida, que combate o hormônio DHT da calvície; e minoxidil, que age diretamente para reverter o processo de miniaturização dos fios; além de vitaminas e anti-inflamatórios, se necessário.

A puntura realizada por ambas as técnicas para distribuir os medicamentos  causam pequenos danos à pele e a necessidade de uma resposta de reparação, o que acaba estimulando todo o metabolismo local, incluindo o folículo. Esse é o princípio de ação do microagulhamento capilar, que pode ser associado ao drug delivery para uma resposta mais efetiva.

Microagulhamento capilar

Micropunturas sequenciais realizadas por um cilindro com microagulhas que desliza sobre o couro cabeludo estimulando a produção de fatores de crescimento para o abandono da fase de repouso e início da divisão e multiplicação celular que fará os fios crescerem. O ciclo de crescimento do cabelo é dividido em três fases: a telógena ou de repouso, que em condições normais dura de cinco a seis semanas; anágena ou de crescimento que dura de dois a seis anos e catágena, período de uma a duas semanas em que o fio reduz para um sexto do seu tamanho e se desprende do folículo que entra novamente em repouso. O microagulhamento capilar reduz a fase telógena acelerando o início da mitose, processo de divisão celular que ocasiona a formação de tecidos e organismos multicelulares. Se houver indicação do tricologista, o microagulhamento capilar pode ser associado ao drug delivery, uma combinação de vitaminas, medicamentos e até doses extras de fatores de crescimento que são distribuídas no couro cabeludo para complementar a estimulação do crescimento de novos fios.

Tratamento da calvície masculina com tricologia

A finasterida é o principal tratamento da calvície masculina por atuar diretamente na causa da calvície masculina inibindo a enzima 5-alfarredutase que é capaz de converter testosterona em di-hidrotestosterona, o hormônio que provoca o afinamento dos fios, queda e quebra de cabelo. Este tratamento ainda pode envolver minoxidil, um vasodilatador utilizado inicialmente para controlar a hipertensão, mas que pode ajudar no crescimento capilar pois aumenta a vascularização do couro cabeludo, facilitando o transporte de oxigênio e outros nutrientes. O minoxidil também pode ser usado independente da finasterida e até mesmo na combinação de ativos utilizada na intradermoterapia capilar. A tricologista Dra Flavia Weffort explica mais sobre a parte clínica dos tratamentos para calvície masculina.

Tempo de resposta do tratamento de tricologia

O tratamento de tricologia com MMP costuma apresentar evolução após as duas primeiras microinfusões, enquanto os progressos com a intradermoterapia manifestam-se após a terceira ou quarta sessão. Após esse período pode ser observado o início da repilação dos folículos que haviam deixado de produzir fios, redução das áreas calvas e o crescimento de cabelos fortes e saudáveis. Lembrando que este é um tratamento médico e como tal seus resultados podem variar de pessoa para pessoa.