Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Dermatologia e Nutrologia Dermatologia

Tratamento capilar

Tratamento capilar pode envolver diversas especialidades como dermatologia, nutrologia e cirurgia plástica, pois são inúmeros os fatores que podem interferir na saúde dos cabelos, entre eles: stress que causa queda hormonal e queda dos fios; alimentação que causa carência de vitaminas e de minerais essenciais para o crescimento do cabelo; complicações de pele como excesso de oleosidade, dermatite e psoríase; além de fatores genéticos que levam à calvície, quando pode ser necessário recorrer à cirurgia de implante capilar.

A busca por cabelos bonitos, sem pontas duplas, macios e com brilhos leva muitas mulheres a procurar por tratamentos caseiros ou em salões de beleza como máscara capilar, cauterização ou mesmo um sistema de cronograma capilar. Contudo, é importante salientar que se você percebe queda acentuada ou problemas mais graves, é necessário buscar um médico. Produtos para cabelo cacheados, lisos, oleosos, secos, etc, podem ser encontrados facilmente com frete grátis em diversas lojas físicas e virtuais oferecendo efeitos muito promissores. No entanto, tratamentos de má qualidade ou não apropriados para o seu tipo de cabelo podem prejudicar ainda mais os fios. Consulte seu médico.

Uma consulta presencial para avaliação do couro cabeludo, considerando hábitos do dia a dia, tipos de cabelo, particularidades genéticas, doenças pré-existentes e o histórico clínico do paciente é essencial para definir o tratamento mais adequado.

Clique para saber mais sobre tricologia.

Nutrologia para tratamento capilar

O tratamento capilar com médico nutrólogo inicia por uma anamnese completa do paciente, questionando toda a história familiar, as doenças, medicações, desequilíbrios hormonais e indicadores de absorção de vitaminas, minerais e micronutrientes, incluindo os níveis de iodo, selênio, zinco e ferro, que são essenciais para desenvolvimento adequado do fio. Após a avaliação, o médico nutrologista pode solicitar exames específicos, sugerir adequação na dieta para reduzir excessos e suplementação para suprir carências de nutrientes, fortalecendo o organismo para produzir uma melhor resposta aos estímulos de procedimentos como MMP ou intradermoterapia. Como em qualquer procedimento médico o abandono de velhos hábitos e a adoção de práticas saudáveis incluindo exercícios físicos, dieta equilibrada, não fumar, não consumir bebida alcoólica em excesso e dormir bem, ajudam na aceleração e manutenção dos resultados.

Transplante capilar para tratamento da calvície

Nos casos mais avançados de queda de cabelo ou quando a calvície já está estabelecida, os tratamentos dermatológicos podem surtir pouco ou nenhum efeito e o implante capilar pode ser uma solução. O transplante capilar é uma cirurgia que retira fios saudáveis do couro cabeludo do próprio paciente e transfere esses fios para as áreas calvas. As duas técnicas principais de transplante capilar são a Extração de Unidade Folicular (FUE) e o Transplante de Unidade Folicular (FUT). Na técnica FUT as unidades foliculares são extraídas uma a uma, deixando cicatrizes mínimas de cerca de um milímetro, que são facilmente cobertas à medida que o cabelo cresce. Na técnica FUT, o implante é realizado de forma unitária, mas a extração das unidades foliculares é feita em conjunto, sendo destacada uma grande área, geralmente da parte de trás da cabeça, deixando assim uma cicatriz linear que muitas vezes pode ser visível e aumentando as chances da temida aparência de “cabelo de boneca”.

Tempo de resposta do tratamento capilar

O tratamento capilar é um processo contínuo que deve ser permanente, em especial no que se refere aos cuidados com a alimentação e adoção de novos hábitos. A nutrologia permite uma melhora gradual da saúde capilar além de fortalecer todo o organismo e colaborar para uma resposta rápida a outros tratamentos. No implante capilar todos os fios tendem a cair após um mês e renascem dentro de 90 dias, sendo possível observar a aparência final entre seis meses a um ano. Após esse período acontece a repilação dos folículos que haviam deixado de produzir fios, redução das áreas calvas e o crescimento de cabelos fortes e saudáveis. Lembrando que este é um tratamento médico e como tal seus resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Visite também nosso hotsite sobre tratamento capilar.