Carregando...
Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Dermatologia e Nutrologia Dermatologia

Tricologia e tratamento capilar

Tricologia é a área da dermatologia destinada à prevenção e tratamento capilar. O médico tricologista minimiza problemas como queda de cabelo, dermatite, psoríase, cabelo oleoso e ressecado. As terapias capilares podem envolver desde tratamento tópico com minoxidil, medicamentoso com finasterida ou tratamentos dermatológicos como intradermoterapia, microinfusão de medicamentos na pele (MMP) ou microagulhamento capilar, que geralmente incluem aplicação de LED antes da sessão.

O tratamento capilar é indicado pelo tricologista após uma avaliação presencial do couro cabeludo, que considera hábitos do dia a dia e particularidades que podem envolver a genética e o histórico clínico do paciente. A saúde capilar depende de questões básicas de uma rotina saudável, como evitar o estresse, manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. O dermatologista capilar pode solicitar ainda exames específicos de sangue, imagem, biorressonância, tricoscopia, mineralograma, entre outros, para complementar o diagnóstico.

Nutrologia para tratamento capilar

Muitas são as causas que podem contribuir para queda de cabelo, por isso, além da tricologia, o tratamento capilar também pode ser feito pelo viés do médico nutrólogo, que irá realizar uma anamnese completa do paciente, questionando toda a história familiar, as doenças, medicações, desequilíbrios hormonais e indicadores de absorção de vitaminas, minerais e micronutrientes, incluindo os níveis de iodo, selênio, zinco e ferro, que são essenciais para desenvolvimento adequado do fio. O tratamento capilar com nutrologista potencializa os efeitos do tratamento com tricologia. Após a avaliação, o médico nutrologista pode solicitar exames específicos, sugerir adequação na dieta para reduzir excessos e suplementação para suprir carências de nutrientes, fortalecendo o organismo para produzir uma melhor resposta aos estímulos do tratamento com nutrologista. Como em qualquer procedimento médico o abandono de velhos hábitos e a adoção de práticas saudáveis, como exercícios físicos, dieta equilibrada, não fumar, não consumir bebida alcoólica em excesso e dormir bem, ajudam na aceleração e manutenção dos resultados.

Veja mais sobre nutrologia para tratamento capilar

Como funciona o tratamento capilar com tricologia

O tratamento capilar com tricologia funciona para controle da queda de cabelo, dermatite, psoríase, cabelo oleoso e ressecado. As medidas podem envolver desde tratamento tópico com minoxidil, medicamentoso com finasterida ou tratamentos dermatológicos, que geralmente incluem aplicação de LED antes da sessão, como intradermoterapia, microinfusão de medicamentos na pele (MMP) ou microagulhamento.

Visite também nosso hotsite sobre tricologia e tratamento capilar.

A luz de Led no tratamento capilar

A luz de led é utilizada no tratamento capilar para estimular o metabolismo local, aumentando as respostas de natureza analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante. O LED é uma fonte de luz de baixa frequência aplicada para promover a bioestimulação, ou seja, ativar as funções químicas, físicas e biológicas, preparando o organismo para receber o tratamento capilar e colaborando assim para uma melhor resposta do corpo ao tratamento.

Os principais tratamentos realizados na Clínica Leger são a intradermoterapia e a MMP, ambos procedimentos médicos minimamente invasivos que aplicam medicamentos para repilação, que irão estimular o crescimento dos fios. Antes da sessão um capacete é posicionado sobre o couro cabeludo do paciente, expondo-o à luz de led por 20 minutos, o que irá promover a bioestimulação local, colaborando para um melhor aproveitamento dos medicamentos que serão injetados em seguida; controlando a inflamação, que é uma resposta natural do organismo ao procedimento e acelerando a divisão celular e o crescimento epitelial, o que facilita a cicatrização.

Intradermoterapia capilar

Intradermoterapia capilar incentiva a repilação através da injeção de substâncias embaixo da pele que irão estimular os folículos a produzirem novos fios. Os medicamentos utilizados em cada tratamento irão depender da necessidade de cada paciente e podem incluir Pantenol, Finasterida, aminoácidos, vitaminas, entre outros.

MMP capilar

Microinfusão de medicamentos na pele pode ser indicada no tratamento de diversas alterações capilares, incluindo a calvície. A técnica realiza uma micro-infusão de medicamentos no couro cabeludo , que variam conforme a necessidade de cada paciente e o objetivo do tratamento, podendo incluir fatores de crescimento, que contribuem para proliferação celular através da mitose; finasterida, que combate o hormônio DHT da calvície; e minoxidil, que age diretamente para reverter o processo de miniaturização dos fios; além de vitaminas e anti-inflamatórios, se necessário.

A puntura realizada por ambas as técnicas para distribuir os medicamentos  causam pequenos danos à pele e a necessidade de uma resposta de reparação, o que acaba estimulando todo o metabolismo local, incluindo o folículo. Esse é o princípio de ação do microagulhamento capilar, que pode ser associado ao drug delivery para uma resposta mais efetiva.

Transplante capilar é um recurso da tricologia para calvície

Nos casos mais avançados de queda de cabelo, quando a calvície já está estabelecida, os tratamentos dermatológicos podem surtir pouco ou nenhum efeito, nesses casos a tricologia recorre então ao transplante capilar. O transplante capilar é uma cirurgia que retira fios saudáveis do couro cabeludo do próprio paciente e transfere esses fios para as áreas calvas. As duas técnicas principais de transplante capilar são a Extração de Unidade Folicular (FUE) e o Transplante de Unidade Folicular (FUT). Na técnica FUT as unidades foliculares são extraídas uma a uma, deixando cicatrizes mínimas de cerca de um milímetro, que são facilmente cobertas à medida que o cabelo cresce. Na técnica FUT, o implante é realizado de forma unitária, mas a extração das unidades foliculares é feita em conjunto, sendo destacada uma grande área, geralmente da parte de trás da cabeça, deixando assim uma cicatriz linear que muitas vezes pode ser visível e aumentando as chances da temida aparência de “cabelo de boneca”.

Tempo de resposta do tratamento capilar

O tratamento capilar de tricologia com MMP costuma apresentar evolução após as duas primeiras microinfusões, enquanto os progressos com a intradermoterapia manifestam-se após a terceira ou quarta sessão. Após esse período pode ser observado o início da repilação dos folículos que haviam deixado de produzir fios, redução das áreas calvas e o crescimento de cabelos fortes e saudáveis. Lembrando que este é um tratamento médico e como tal seus resultados podem variar de pessoa para pessoa.