fbpx
Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Dermatologia e Nutrologia Dermatologia

Tratamento para celulite

A Sociedade Brasileira de Dermatologia estima que a celulite afeta cerca de 95% das mulheres. Fruto de múltiplos fatores, a solução na maioria das vezes requer uma associação de tratamentos, além de uma mudança de hábitos. A ciência disponibiliza um portfólio de alternativas, desde a prevenção ao tratamento, conforme os hábitos de vida, idade e gravidade do problema. Por isso é importante saber o que forma a celulite e como identificar os diferentes graus do problema para não cair em ciladas.

representação da gordura causando o tensionamento dos septos fibrosos

Os principais fatores que contribuem para o aparecimento da celulite são gordura localizada, retenção de líquido, dificuldade de circulação e flacidez, que aumentam a tensão das fibras que ligam a pele ao músculo, causando o indesejado aspecto de “casca de laranja”, como podemos ver na figura acima. A intensidade do quadro pode variar de um a quatro, sendo importante manter uma rotina de exercícios físicos e dieta equilibrada para evitar a retenção de gordura e líquidos que favorecem a aparência inestética.

Grau I

Os primeiros sinais de celulite podem ser observados apenas quando a pele é pinçada e normalmente passam despercebidos. Sedentarismo e falta de equilíbrio na dieta colaboram para o contínuo acúmulo de gordura.

Grau II

Se não houver mudança de hábitos ou adoção de tratamentos estéticos preventivos a tendência é que a concentração de gordura intensifique a pressão subcutânea e cause o enrijecimento dos septos fibrosos formando a celulite de grau II, que é visível, apesar de discreta.

Grau III

O comprometimento da paciente com o tratamento é fundamental, um médico nutrologista pode contribuir para uma transição leve e gradual, evitando depressões ainda mais profundas e a formação do grau 3.

Grau IV

Nos casos mais graves o aumento da tensão nas fibroses leva à inflamação, formação de nódulos e dor, caracterizando o grau 4.

Ok, mas qual é a solução contra a celulite?

Soluções caseiras costumam ser pouco eficazes, além de poderem significar riscos à pele – alertam os médicos. Tratamentos médicos e tecnologias aprovadas pela Anvisa, aumentam as chances de eficácia e reduzem as possibilidades de efeitos indesejados. A comunidade científica considerando o aspecto físico e o histórico clínico do paciente aponta as seguintes opções como tratamento para celulite:

Drenagem linfática manual: movimentos deslizantes, firmes e vigorosos, exercem pressão e estimulam a circulação, aliviam o inchaço, facilitam o metabolismo da gordura e contribuem para fortalecer os músculos. O método é indicado como prevenção e para tratamento do primeiro grau da celulite, quando as ondulações só podem ser observadas ao apertar a pele. Geralmente são indicadas sessões quinzenais ou mensais.

manthus para tratamento de gordura localizada com ultrassom
Ultrassom para gordura localizada

Ultrassom: favorece a diluição da gordura ao produzir ondas mecânicas que quebram a membrana das células. A ação reduz a pressão sob a circulação sanguínea e previne o aumento de tensão dos septos fibrosos. O aparelho não trata os demais aspectos do problema, sendo considerado apenas preventivo ou para manutenção dos efeitos obtidos com outras alternativas. Geralmente são indicadas sessões quinzenais ou mensais.

aparelho de radiofrequencia para tratamento da flacidez da pele
Radiofrequência para flacidez facial e corporal

Radiofrequência: aparelho que emite ondas eletromagnéticas para estimular a formação de colágeno, prevenir e tratar a flacidez. Na maioria das vezes é associado à drenagem linfática para efeito complementar. Geralmente são indicadas sessões quinzenais ou mensais para prevenção e manutenção ou protocolos de oito a dez sessões para tratamento de estágios iniciais da celulite.

velashape 3 para tratamento da celulite e modelação corporal
Radiofrequência e infravermelho para celulite e modelação corporal

Radiofrequência com infravermelho e massagem mecânica a vácuo: aparelho que combina três tecnologias para tratar diversas causas da celulite de média gravidade. A radiofrequência estimula colágeno, infravermelho para tratamento da gordura localizada e massagem mecânica a vácuo para facilitar a circulação, aliviar o inchaço e tonificar os músculos. Determinados protocolos podem apresentar diferença no quadro em quatro a seis aplicações com intervalos de quinze dias.

aparelho eletrocico azul e branco em formato de ondas com botões amarelos para carboxiterapia
Carboxiterapia

Carboxiterapia: injeções de gás carbônico que induzem a liberação do oxigênio armazenado nas células do sangue aumentando a nutrição dos tecidos e favorecendo a circulação pela ação vasodilatadora. O tratamento é realizado com a ajuda de um aparelho que regula a velocidade do fluxo de liberação do gás, o tempo de injeção e a concentração de cada dose. A técnica não trata todas as causas da celulite sendo muitas vezes associada a terapias complementares.

Mesoterapia: injeções manuais para tratamento da gordura localizada utilizando medicamentos combinados conforme a necessidade do paciente. O acúmulo de gordura é apenas uma das causas da celulite, sendo muitas vezes necessária a associação com outras técnicas para um tratamento completo. A quantidade de aplicação e o intervalo entre elas depende de indicação médica.

ilustração de agulha de ouro bisturizada para descolamento dos septos fibrosos que causam as celulites

Subcisão: descolamento manual dos septos fibrosos que tensionam a pele e formam as irregularidades características da celuite. Por algum tempo os efeitos visíveis fizeram desta a solução ideal, especialmente para os graus III e IV. A técnica alivia a pressão que a gordura localizada exerce sobre o fluxo sanguíneo facilitando o retorno da circulação à normalidade, o que reduz o inchaço.

logotipo dourado e preto escrito escrito goldincision com agulha de ouro no lugar do i e espiral de fibonacci atrás
Celulite grau 4

Goldincision: bioestimulação de colágeno e descolamento dos septos fibrosos para tratamento da flacidez e redução das ondulações na pele. A primeira técnica utiliza implantes líquidos para estimular colágeno, o que ajuda na definição do contorno corporal, contribui para o desenvolvimento da qualidade da pele e dificulta o retorno dos septos. O método ainda associa o descolamento dos septos fibrosos com o diferencial de fazer a subcisão com a paciente em pé, o que facilita a visualização dos focos de celulite.

Existe um tratamento definitivo para celulite?

Não. A real causa da celulite é a tendência do hormônio feminino de acumular gordura em glúteos e coxas. Como ainda não é possível reverter este comportamento, ao tratar na verdade apenas os sintomas, nenhum tratamento da celulite pode ser considerado definitivo.

Como manter os resultados?

Para manter os resultados é fundamental manter uma rotina de exercícios físicos e dieta equilibrada. Sessões de drenagem linfática podem ajudar no metabolismo da gordura e eliminação de líquidos. Além disso também é importante continuar a estimulação de colágeno com sessões periódicas de radiofrequência.

O que eu faço agora?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre tratamento da celulite, converse com seu médico sobre essas opções. Só ele poderá indicar o melhor tratamento para celulite para atender seus objetivos de acordo com seu aspecto físico e histórico clínico para oferecer resultados satisfatórios que realmente contribuam com sua autoestima e bem-estar.

Quer saber mais? Fale conosco por WhatsApp (21) 990.039.072. Ficaremos contentes em responder suas dúvidas na nossa próxima consulta.

Autor do conteúdo

DR. RODRIGO MAFALDO
CRM/RS 030475 RQE 25595
Médico neurocirurgião

– Participante do Workshop ministrado pelo Dr. Roberto Chacur onde recebeu o certificado de Goldincision Expert em redução de celulite grau 4
– Integrante do Centro de Estudos Leger e coautor do trabalho de dez anos que apontou índice de complicação inferior a 2% em aumento de glúteos com PMMA
– Responsável técnico da Clínica Leger Porto Alegre
– Procedimentos a laser e minimamente invasivos
– Remoção de tatuagem
– Toxina botulínica para hiperidrose
– Cursou neurocirurgia minimamente invasiva na Universidade Estadual de Ohio, EUA
– Técnicas avançadas em neurocirurgia na Universidade de Tübingen, Alemanha