Clínica Leger Mesa

Porto Alegre

Clínica Leger Vista Ampla

Rio de Janeiro

Clínica Leger Sao Paulo

São Paulo

Leger Logo
Whatsapp Clinica Leger De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 09h às 16h

Agendamento por número único de WhatsApp disponível para todas as unidades.

Central de Atendimento

Certificações

Certificação CNPQ Certificação ISO9001

Certificações empresa CNPq e ISO 9001:2015.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

TRICOLOGIA

Tricologia para tratamento capilar

Desenvolvida em 1902 por pesquisadores ingleses, a tricologia consiste na ciência que analisa o cabelo. A origem do seu nome vem do Grego Thricos (cabelos) + logos(estudo). Os conhecimentos dessa área se desenvolveram como tratamento estético, permitindo que profissionais médicos pudessem usar do cuidado, tanto dos fios como do couro cabeludo, para melhorarem a qualidade de vida das pessoas.

Os tratamentos consistem na manutenção da saúde do cabelo e na recuperação dos fios capilares. Através de consultas, o paciente passa por uma análise do couro cabeludo, que considera hábitos do dia a dia e particularidades que possam envolver a genética e o histórico da pessoa.

Sendo dividida em médica e cosmética, a tricologia abrange uma equipe multidisciplinar de terapeutas capilares, nutricionistas, farmacêuticos, químicos e, principalmente, médicos. Podendo assim contribuir com saúde e embelezamento.

O tratamento capilar com tricologia é feito com suplementos e fitoterápicos via oral, sendo que substâncias específicas variam conforme a patologia do paciente – nutrientes, hidratantes e fatores de crescimento. Ainda em alguns casos específicos, pode ser necessária a utilização de equipamentos como lasers de baixa intensidade, carboxiterápicos e até aparelhos de microagulhamento cutâneo.

Sem deixar sequelas, aqueles que são submetidos ao tratamento recebem recomendações para a manutenção do bem-estar capilar. Estas envolvem questões básicas de uma rotina saudável, como evitar o estresse, manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. O diagnóstico se encerra após uma série de exames clínicos receitados pelo profissional médico. São estes, o de sangue, imagem, biorressonancia, tricoscopia, mineralograma, e outros que possam ser requisitados pelo médico.

Nutrologia para tratamento capilar

Muitas são as causas que podem contribuir para queda de cabelo, por isso, além da tricologia, o tratamento capilar também pode ser feito pelo viés do médico nutrólogo, que irá realizar uma anamnese completa do paciente, questionando toda a história familiar, as doenças, medicações, desequilíbrios hormonais e indicadores de absorção de vitaminas, minerais e micronutrientes, incluindo os níveis de iodo, selênio, zinco e ferro, que são essenciais para desenvolvimento adequado do fio. O tratamento capilar com nutrologista potencializa os efeitos do tratamento com tricologia. Após a avaliação, o médico nutrologista pode solicitar exames específicos, sugerir adequação na dieta para reduzir excessos e suplementação para suprir carências de nutrientes, fortalecendo o organismo para produzir uma melhor resposta aos estímulos do tratamento com nutrologista. Como em qualquer procedimento médico o abandono de velhos hábitos e a adoção de práticas saudáveis, como exercícios físicos, dieta equilibrada, não fumar, não consumir bebida alcoólica em excesso e dormir bem, ajudam na aceleração e manutenção dos resultados.

Veja mais sobre nutrologia para tratamento capilar

Transplante capilar é um recurso da tricologia parta calvície

Nos casos mais avançados de queda de cabelo, quando a calvície já está estabelecida, os tratamentos dermatológicos podem surtir pouco ou nenhum efeito, nesses casos a tricologia recorre então ao transplante capilar. O transplante capilar é uma cirurgia que retira fios saudáveis do couro cabeludo do próprio paciente e transfere esses fios para as áreas calvas. As duas técnicas principais de transplante capilar são a Extração de Unidade Folicular (FUE) e o Transplante de Unidade Folicular (FUT). Na técnica FUT as unidades foliculares são extraídas uma a uma, deixando cicatrizes mínimas de cerca de um milímetro, que são facilmente cobertas à medida que o cabelo cresce. Na técnica FUT, o implante é realizado de forma unitária, mas a extração das unidades foliculares é feita em conjunto, sendo destacada uma grande área, geralmente da parte de trás da cabeça, deixando assim uma cicatriz linear que muitas vezes pode ser visível e aumentando as chances da temida aparência de "cabelo de boneca".

Veja mais sobre transplante capilar

Como funciona o tratamento capilar com tricologia

O tratamento capilar com tricologia funciona para controle da queda de cabelo, dermatite, psoríase, cabelo oleoso e ressecado. As medidas podem envolver desde tratamento tópico com minoxidil, medicamentoso com finasterida ou tratamentos dermatológicos, que geralmente incluem aplicação de LED antes da sessão, como intradermoterapia, microinfusão de medicamentos na pele (MMP) ou microagulhamento.

Visite também nosso hotsite sobre tricologia e tratamento capilar.

A luz de Led no tratamento capilar

A luz de led é utilizada no tratamento capilar para estimular o metabolismo local, aumentando as respostas de natureza analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante. O LED é uma fonte de luz de baixa frequência aplicada para promover a bioestimulação, ou seja, ativar as funções químicas, físicas e biológicas, preparando o organismo para receber o tratamento capilar e colaborando assim para uma melhor resposta do corpo ao tratamento.

Os principais tratamentos realizados na Clínica Leger são a intradermoterapia e a MMP, ambos procedimentos médicos minimamente invasivos que aplicam medicamentos para repilação, que irão estimular o crescimento dos fios. Antes da sessão um capacete é posicionado sobre o couro cabeludo do paciente, expondo-o à luz de led por 20 minutos, o que irá promover a bioestimulação local, colaborando para um melhor aproveitamento dos medicamentos que serão injetados em seguida; controlando a inflamação, que é uma resposta natural do organismo ao procedimento e acelerando a divisão celular e o crescimento epitelial, o que facilita a cicatrização.

Intradermoterapia capilar

Intradermoterapia capilar incentiva a repilação através da injeção de substâncias embaixo da pele que irão estimular os folículos a produzirem novos fios. Os medicamentos utilizados em cada tratamento irão depender da necessidade de cada paciente e podem incluir Pantenol, Finasterida, aminoácidos, vitaminas, entre outros.

tricologia

O estímulo promovido pela intradermoterapia também está ligado a própria puntura realizada para injeção dos medicamentos, o pequeno dano criado pela agulha gera a necessidade de uma resposta de reparação, o que acaba acionando o metabolismo local, incluindo o funcionamento do folículo.

MMP capilar

intradermoMicroinfusão de medicamentos na pele pode ser indicada no tratamento de diversas alterações capilares, incluindo a calvície. A técnica realiza uma micro-infusão de medicamentos no couro cabeludo , que variam conforme a necessidade de cada paciente e o objetivo do tratamento, podendo incluir fatores de crescimento, que contribuem para proliferação celular através da mitose; finasterida, que combate o hormônio DHT da calvície; e minoxidil, que age diretamente para reverter o processo de miniaturização dos fios; além de vitaminas e anti-inflamatórios, se necessário.

Além da infusão propriamente dita de medicamentos na pele, a técnica de MMP® também beneficia-se das múltiplas punturas que são realizadas durante a infusão dos medicamentos, pois elas estimulam o metabolismo local ajudando na ativação do folículo piloso.

Antes e depois do tratamento capilar com tricologia

Antes tratamento capilar com tricologia o paciente deverá passar por consulta presencial onde serão avaliadas as condições físicas e histórico clínico para definir qual o tratamento mais indicado para o caso. É na consulta presencial que será definida também a quantidade de sessões e sugeridos tratamentos complementares, como acompanhamento com nutrologista, se necessário. Se houver disponibilidade de agenda o procedimento pode ser realizado no mesmo dia da avaliação. Os tratamentos capilares realizados na clínica normalmente são antecedidos pela estimulação do metabolismo local com luz de led. Após a consulta presencial e ainda antes de realizar o procedimento, o paciente assina um termo de consentimento onde declara ter sido informado de todos os cuidados e orientações que deve seguir a fim de alcançar o objetivo pretendido, manifestando expressamente sua concordância e consentimento para realização do procedimento.

Conforme o anexo I, item 6, inciso VII da resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina é proibido "apresentar de forma abusiva enganosa ou sedutora representações visuais das alterações do corpo humano causadas por supostos tratamento ou submissão a tratamento; todo uso da imagem deve enfatizar apenas a assistência". No entanto, na consulta de avaliação presencial o médico poderá exibir fotos antes e depois de outros tratamentos capilares de tricologia como forma de ilustrar as possibilidades do procedimento, sempre lembrando que este é um tratamento médico e como tal seus resultados podem variar de pessoa para pessoa.

imagem da estrutura do cabelo

Depois do tratamento capilar com tricologia não é necessário nenhum cuidado especial. O paciente pode sentir sensibilidade em função da aplicação de medicamentos realizada, mas é possível retornar as suas atividades de rotina normalmente, seguido as recomendações médicas. A continuidade do tratamento, incluindo a realização do mínimo de sessões indicadas e os cuidados após cada sessão é fundamental para que o organismo possa oferecer uma boa resposta aos estímulos. Exercícios físicos, dieta equilibrada, não fumar, não consumir bebida alcoólica em excesso e dormir bem estão entre as práticas recomendadas que fortalecem o metabolismo e criam um abiente mais propício ao crescimento capilar.

Quantas sessões do tratamento capilar de tricologia são necessárias?

O número de sessões do tratamento capilar de tricologia varia conforme o procedimento a ser realizado, a extensão da área tratada e o objetivo do paciente. Em geral são recomendadas de oito a dez sessões de intradermoterapia, com duração de cinco a dez minutos cada e intervalo mínimo de uma semana. A MMP pode levar de uma a quatro sessões, com duração de trinta a quarenta minutos e intervalo de um mês.

Quanto custa um tratamento capilar de tricologia

O preço do tratamento capilar de tricologia varia conforme a técnica utilizada, o objetivo do tratamento e a extensão da área tratada. É somente durante a consulta, fazendo uma avaliação presencial, que o médico poderá definir o preço exato. O valor da consulta varia de acordo com o médico de cada unidade e pode ser abatido do preço total do tratamento caso o mesmo seja realizado na clínica em até 30 dias. Conforme o estabelecido no anexo I, item 6, inciso XIV da resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina é proibido "divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços". Informações sobre preços e valores do tratamento capilar com tricologia podem ser obtidos através da nossa central de atendimento nos números (21) 4063.8333, (11) 4063.3338 ou (51) 4063.8333, pelo email [email protected], pelo formulário no final desta página ou pelo WhatsApp Único (21) 990.039.072. Os preços informados podem variar de acordo com a avaliação presencial feita pelo médico.

Tratamento capilar com tricologia dói?

Os tratamentos de MMP e intradermo realizados pela equipe de tricologia da Clínica Leger são realizados com anestesia local, portanto o desconforto do paciente, se houver, é mínimo. Geralmente o procedimento é bem tolerado e o paciente pode retornar as suas atividades de rotina no mesmo dia.

Quais são os riscos de um tratamento da área de tricologia?

Como qualquer procedimento médico os tratamentos com MMP e intradermoterapia possuem riscos, que são minimizados quando o procedimento é realizado por médico com registro válido no conselho de medicina do Estado onde o tratamento será realizado e em ambiente com alvará da vigilância sanitária para realização de procedimentos médicos.

Resultados do tratamento capilar de tricologia

O resultado do tratamento capilar de tricologia com MMP costuma apresentar boa evolução após as duas primeiras microinfusões, enquanto os progressos com a intradermoterapia manifestam-se após a terceira ou quarta sessão. Após esse período observa-se a repilação dos folículos que haviam deixado de produzir fios, redução das áreas calvas e o crescimento de cabelos fortes e saudáveis. Lembrando que este é um tratamento médico e como tal seus resultados podem variar de pessoa para pessoa.


clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo
  • Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207. Moema (atrás do Shopping Ibirapuera)
  • São Paulo SP - BRASIL
  • Fone/Fax: 55 (11) 4063-3338/2367-4816
  • E-mail: [email protected]
  • Google Maps


 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife